Serviços oferecidos pelo Poupatempo

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Você sabe o que é e como funciona o Poupatempo? Trata-se de um sistema que logrou redefinir os padrões de eficiência de serviços públicos burocráticos no estado de São Paulo. O projeto foi pensado e criado em 1996 pelo governo estadual, quando este era chefiado pelo governador Mário Covas, do PSDB.

O órgão responsável pela administração e pela coordenação das atividades do Poupatempo é a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP), uma empresa pública pertencente ao governo estadual e constituída sob o regime jurídico de capital fechado, que foi primeiro instituída em 24 de julho de 1969, por força do Decreto nº 137, assinado por Roberto Costa de Abreu Sodré, então governador do estado de São Paulo pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA).

Durante seus primeiros anos de existência, a empresa passou por um período de estruturação e consolidação de seus quadros, durante o qual buscou uma sede para fixar-se indefinidamente.

Depois de cerca de 8 anos de busca, em 1978, decidiu-se pela instalação da PRODESP na cidade de Taboão da Serra, na Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. Juntamente da gestão do Poupatempo, a PRODESP também é responsável pelo processamento de dados de todo o governo de São Paulo.

Unidades do Poupatempo

Atualmente, o Poupatempo possui 70 unidades físicas de atendimento, estendendo sua cobertura por todas as regiões e subdivisões administrativas do estado de São Paulo, além de uma unidade móvel que atua junto à periferia da capital do estado.

Nesta e em sua grande região metropolitana, se encontram 19 unidades (20, se contarmos a unidade móvel). No litoral, temos 4 unidades atuantes, enquanto que no interior esse número é de 47 unidades funcionando.

De fato, a estrutura do Poupatempo é muito grande e abrange um vasto território, melhorando a eficiência dos serviços públicos no estado de São Paulo.

E quais são os serviços ofertados?

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Os serviços prestados pelo Poupatempo são muito variados. Em uma mesma e única unidade do programa, é possível ao cidadão ter acesso a mais de 400 serviços. Por exemplo, há uma grande demanda pela emissão de documentos como cédula de identidade, atestado de antecedentes criminais, carteira profissional, carteira nacional e habilitação (CNH), licenciamento veicular, etc. etc. etc.

Os serviços mais requisitados no Poupatempo naquele ano foram primeira ou segunda via rg poupatempo (28,9%), primeira ou segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (21,5%) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (19%).

Justamente por conta dessa alta demanda, é necessário fazer um agendamento prévio para ter acesso a alguns desses serviços. Surgiu desse alto volume, então, o sistema de agendamento do Poupatempo, que é totalmente automatizado e pode ser usado na internet.

Aprovação do Poupatempo

Com a oferta de serviços burocráticos facilitados e rápidos, o feedback em relação à eficiência e à agilidade do Poupatempo tem sido em geral positivo. Pesquisa realizada em 2015 pelo governo parece apontar justamente para essa direção, uma vez que 97% dos entrevistados aprovaram o atendimento fornecido pelas unidades do Poupatempo. Em algumas regiões, como Grande São Paulo, esse índice chegou a 100%.

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