Como são feitos os pagamentos para o INSS?

consulta extrato inss

Você com certeza já ouviu falar sobre o INSS e como ele é importante para a vida do trabalhador que deseja aquela segurança ao se aposentar.

O que nem todo mundo sabe, é que a contribuição para o INSS vai além da aposentadoria, e seus benefícios são bastante significativos em diversas situações emergenciais da vida do trabalhador.

Nessa matéria, iremos falar sobre o que é o INSS, seus benefícios,  como são feitos os pagamentos para o INSS e como consultar seu saldo. Por isso, continue lendo!

O que é o INSS?

INSS é a sigla para Instituto Nacional do Seguro social, está diretamente ligado ao Governo Federal através do órgão do Ministério da Previdência social.

Além disso, o INSS é o responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios que todo trabalhador contribuinte da Previdência Social tem direito, com exceção dos servidores públicos.

A principal vantagem da contribuição para o INSS é o recebimento de valor mensal durante a aposentadoria, mas os benefícios não acabam por aí, confira abaixo uma lista de vantagens ao contribuir para o INSS

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria especial a pessoas com deficiência;
  • Auxílio-doença;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Auxílio-acidente;
  • Pensão por morte;
  • Reabilitação profissional;
  • 13º salário;
  • Serviço social;
  • Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente (BPC-LOAS);
  • Perícia médica.

Como são feitos os pagamentos para o INSS?

Existem 6 categorias para ser um segurado do INSS e estaremos explicando cada uma dessas categorias de forma clara  prática.

Empregado

Todo trabalhador com carteira assinada está automaticamente filiado à Previdência. Esse valor é descontado diretamente do salário e o pagamento é feito pelo responsável da empresa que lida com essa parte.

Essa categoria também envolve: trabalhadores temporários,, quem tem mandato eletivo, quem trabalha em empresas nacionais instaladas no exterior, diretores-empregados, multinacionais que funcionam no Brasil,quem presta serviço a órgãos públicos, organismos internacionais e missões diplomáticas instaladas no país.

Contribuinte Individual

Estão inclusos nesta categoria, pessoas que trabalham por conta própria (autônomos) e os trabalhadores que prestam serviços a empresas sem vínculo empregatício, de forma eventual.

Além disso, estão inclusos os sacerdotes, os motoristas de táxi, os vendedores ambulantes,

Os diretores que recebem remuneração decorrente de atividade em empresa urbana ou rural, os síndicos remunerados, as diaristas, os pintores, os associados de cooperativas de trabalho e outros.

consulta extrato inss

Empregado doméstico

Nesta categoria estão as pessoas que prestam serviços na casa de outra pessoa ou família, mas não possui fins lucrativos para o empregador.

Podemos citar: governanta, jardineiro, motorista, caseiro, doméstica entre outros.

Segurado especial

Essa categoria é destinada aos trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar.

Estão incluídos os cônjuges, companheiros e filhos maiores de 16 anos que trabalham com a família em atividade rural.

Além disso, também está incluso  o pescador artesanal e o índio que exerce atividade rural e seus familiares.

Trabalhador avulso

Esta categoria inclui o trabalhador que presta serviços a várias empresas, mas é contratado por um sindicato ou órgão gestor de mão-de-obra.

Segurado facultativo

Estão inclusos nessa categoria qualquer pessoa com mais de 16 anos que não possui renda própria.

Entre eles podemos citar: donas de casa, síndicos de condomínio não remunerados, desempregados, estudantes e estudantes bolsistas.

Agora que você já sabe quais são as categorias disponíveis para a Previdência, basta ir até o site do INSS e realizar o cadastro de acordo.

Os valores pagos mensalmente variam de acordo cada categoria, e fora o empregado que já tem o seu cadastro automaticamente, é necessário que a pessoa preencha seus dados com exatidão para que não haja erros futuros.

Além disso, o pagamento do INSS é feito até o dia 15 do mês posterior, e deve ser feito através de boleto bancário ou pela lotérica.

Como consultar o extrato do INSS?

Você também pode consultar extrato INSS para saber quando o lançamento é realizado, para isso, fizemos um passo a passo muito simples das três formas disponíveis, continue lendo.

Consultar o extrato pelo telefone: Através do número 135, é possível consultar o extrato e o calendário de pagamento do INSS.

A ligação é grátis e uma das formas mais práticas de ser utilizada.

Consultar o extrato na agência: Para aqueles que não têm acesso a internet ou telefone, a única opção é seguir até umas das agências do INSS para verificar o extrato.

Consultar o extrato online: Através do site Meu INSS, é possível consultar o extrato com rapidez e praticidade, sem precisar sair de casa e sem pegar fila.

5 (100%) 1 vote[s]
Comentário
  1. prova oab empresarial

    Estude por meio de provas antigas da OAB.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *